fisiologia geral
Sistema Genital Feminino
Conceito:
O sistema genital Feminino compõe-se de órgãos gametógenos (produtores de gametas) e órgãos gametóforos (por onde transitam os gametas) e de um órgão que vai abrigar o novo ser vivo e desenvolvimento. Os órgãos do sistema genital femininos, de cópula, de fecundação, de receber,alojar e manter o produto conceptual em desenvolvimento e da expulsão do parto. Além disso, as mamas, embora pertencentes ao sistema tegumentar, são anexadas a esse sistema devido a sua função de lactação para nutrir o lactente¹.
Órgãos:
Anatômica e funcionalmente podemos distribuí-los:
- Gônadas ou órgãos produtores de gametas: ovários,
- Vias condutoras dos gametas: tubas uterinas,
- Órgão que abriga o novo ser vivo: útero,
- Órgão de cópula, representado pela vagina,
- Estruturas eréteis: clitóris e o bulbo do vestíbulo,
- Glândulas anexas: glândulas vestibulares maiores e menores,
- Órgãos genitais externos, no conjunto também conhecido pelas expressões pudendo feminino ou vulva: monte do púbis, lábios maiores, lábios menores, clitóris, bulbo do vestíbulo e glândulas vestibulares¹.
Ovários:
Um órgão par comparável a uma amêndoa com aproximadamente 3cm de comprimento, 2cm de largura e 1,5cm de espessura. Situado por trás do ligamento largo do útero e logo abaixo da tuba uterina, sendo que seu grande eixo se coloca paralelamente a esta¹.
Comparada a amêdoa uma borda seria anterior e outra posterior, o condiciona para que uma face seja lateral e outra medial. A borda medial prende-se a uma expansão do ligamento largo do útero que recebe o nome de mesovário, e por isso é denominada de borda mesovárica, enquanto a borda posterior é conhecida por borda livre¹.
A borda mesóvarica representa o hilo do ovário porquanto é por ele que entram e saem os vasos ováricos¹.
A extremidade inferior é chamada extremidade tubal e a superior extremidade uterina¹.
O ovário está preso ao útero e à cavidade pelvina por