Fisiologia do corpo
As fichas são os elementos de sustentação concreta dos trabalhos. As fichas são criadas para que sejam formuladas as séries de exercícios, e não podem ser deixadas a segundo plano.
A atitude de alguns profissionais, que optam pela não utilização de fichas para controle sobre os treinos dos alunos, indicam o primeiro elemento para um alerta e possível questionamento, sobre o conhecimento técnico deste profissional.
Toda modificação de comportamento dos treinos, deve ser catalogada em ficha própria. Não devemos admitir treinamentos passados informalmente, esta atitude mostra um total despreparo técnico e um desrespeito pleno ao aluno.
As séries para iniciantes comumente são compostas por exercícios que envolvem grandes massas musculares, os chamados exercícios multiarticulares. Os exercícios monoarticulares ou localizados, que privilegiam apenas uma articulação ou grupo de músculos, não são de grande importância no momento atual.
Deve-mos garantir um número entre 8 a 12 exercícios diariamente, e fazer uma divisão e revezamento entre 2 a 3 séries durante a semana. Neste exemplo onde há a possibilidade de treinar de 5 a 6 dias semanais. Veja exemplo tabela 01.
Tabela 01
Série ou seqüência A
Série ou seqüência B
Série ou seqüência C
1. Supino reto máquina
1. Pulley aberto
1. Desenvolvimento máquina
2. Supino tipo hammer
2. Remada curvada cavalinho
2. Desenvolvimento halteres
3. leg press pedal baixo
3. leg press 45º
3. Adutor na máquina
4. Agachador máquina
4. Leg press pedal superior
4. Adutor polia baixa
5. Mesa extensora
5.