Fisiologia Digestoria
Explique sucintamente as seguintes condições:
a) Anemia ferropriva
É o tipo de anemia decorrente da deficiência de ferro dentro do organismo levando à uma diminuição da produção, tamanho e teor de hemoglobina dos glóbulos vermelhos, hemácias. A hemoglobina tem, na sua estrutura bioquímica, moléculas de ferro e de cobalto (o cobalto está presente na vitamina B12), e é responsável pelo transporte do oxigênio que respiramos até todas as células do corpo humano. Na sua diminuição, o transporte de oxigênio fica comprometido e várias consequências danosas serão desencadeadas.
Causas:
- Falta de ferro na alimentação;
- Diminuição da absorção do ferro pela mucosa intestinal, devido a cirurgias que retiram partes do estômago e/ou intestino que afetam a absorção do ferro; parasitoses (verminoses) intestinais que “roubam” o ferro dos alimentos antes deste ser absorvido pelo intestino; trânsito intestinal acelerado, como nos casos de diarreias frequentes dificultando a absorção do ferro durante sua passagem pelo tubo digestivo; e Doença Celíaca, que leva à diminuição da absorção do ferro causada pela inflamação crônica da mucosa intestinal e diarreias frequentes).
- Perda de sangue recorrente causada por: fluxo sanguíneo menstrual de grande volume e por muitos dias (hipermenorréia, também causada por miomas uterinos); sangramentos crônicos do tubo digestivo causado por úlceras gástricas ou duodenais, câncer gastrointestinal, hemorroidas, divertículos, doenças inflamatórias intestinais em fase aguda como Doença de Crohn e Retrocolite Ulcerativa, varizes esofágicas e parasitoses intestinais; sangramentos constantes pelo nariz (epistaxe) ou pela urina (hematúria e hemossidenúria); doenças descamativas da pele que cursam com descamação cutânea excessiva.
b) Anemia megaloblástica
A perda de/absorção ineficiente de/aumento da necessidade do organismo por vitamina B12, ácido fólico (vitamina B9) e fator intrínseco da mucosa gástrica pode levar à reprodução