Fisiologia Da Lacta O
Anatomia da mama: As mamas são formadas por tecido glandular, tecido fibroso (sustentação) e tecido adiposo (preenchimento), além de vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. As glândulas mamárias presentes nas mamas são auxiliares na reprodução feminina e atingem sua maturação no período de gravidez, tem a função de produzir e secretar leite para a alimentação do bebê recém-nascido. O leite é produzido nos alvéolos que em conjuntos formam os lóbulos mamários, estes reunidos formam estruturas maiores os lobos. Cada um dos lobos apresenta um canal chamado de ducto mamário que conduz o leite até os seios lactíferos que desembocam na papila. A papila se projeta na aréola (estrutura central da mama), e é por ela que vai ser secretado o leite para a boca do recém-nascido.
Hormônios envolvidos na lactação: Desde o início da gravidez até a lactação do bebê são produzidos e liberados diversos tipos de hormônios que irão estimular processos durante toda gravidez de acordo com as necessidades do corpo da mulher. Um desses processos comandado por hormônios é o desenvolvimento das glândulas mamárias e produção de leite no qual atuam principalmente os seguintes hormônios:
Prolactina: produzida na hipófise e liberada para as mamas ela estimula produção e secreção do leite, bem como o desenvolvimento dos alvéolos mamários. Sua liberação é estimulada quando o bebê faz a sucção do leite (aumentando até 20 vezes em relação ao nível normal).
Ocitocina: produzida na hipófise e liberada para o útero e mamas ela estimula a ejeção do leite durante a amamentação, e também aumenta a contração do útero no parto.
Estrogênio: produzido no ovário e liberado para lugares diversos do corpo ele estimula o desenvolvimento dos órgãos sexuais, bem como o rápido crescimento das mamas.
Progesterona: produzida no ovário e liberada para as mamas ela complementa o trabalho do estrogênio e faz a manutenção do tecido glandular mamário.
Lactogênio Placentário: liberado pela