Fisiologia da audição
A biofísica é o estudo da matéria, energia, espaço e tempo nos Sistemas biológicos. As informações do mundo exterior são captadas e transmitidas ao cérebro pelos órgãos dos sentidos. Nos primatas, os receptores e as vias nervosas que permitem a detecção e análise dos sinais sonoros (audição), luminosos (visão) e químicos (gustação e olfato) estão localizados na cabeça. Além dessas informações, os sensores localizados nos canais semicirculares do ouvido interno ajudam na manutenção da postura e participam na definição do equilíbrio do corpo.
Na anatomia, fisiologia e biofísica da visão estuda-se o olho e seus mecanismos de funcionamento, para ativar o sentido da visão que nos permite enxergar. A visão são imagens encaminhadas à retina do olho, que é a parte sensorial do globo ocular com a capacidade de separar as imagens, a percepção depende da qualidade de informação e da capacidade do SNC de processá-la, seguindo o contorno das imagens com detalhes significativos.
.
OBJETIVOS
No curso de Farmácia, é extremamente importante o conhecimento do funcionamento da visão, pois entre os sistemas que desempenham funções sensoriais, a visão apresenta aspectos biofísicos peculiares.
METODOLOGIA
Trabalho realizado através de pesquisas em livros, revistas escritas e eletrônicas, internet em que se busca analisar, compreender o mecanismo de funcionamento da visão sob um olhar biofísico nos processos e exames na área da saúde humana.
DESEVOLVIMENTO Dualidade Onda-Partícula
Em 1901 Max Plank, e Albert Einstein (efeito fotoelétrico), em 1905, iniciaram a formulação da teoria dos quanta. Segundo essa teoria, a radiação eletromagnética é emitida e se propaga descontinuamente, em pequenos pulsos de energia, chamados pacotes de energia, quanta ou fótons. Assim, a onda eletromagnética apresenta um caráter corpuscular.
Entre os sistemas que desempenham funções sensoriais, a visão apresenta aspectos biofísicos