Fisiologia da Anatomia
Introdução- é o estudo das funções do organismo vivo de suas partes e componentes, incluindo todos os processos físicos e químicos.
A maior parte dos seres vivos é organizado por células típicas formadas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo, estes organismos são chamados de eucariontes. Os organismos procariontes não apresentam núcleo envolvido por membrana, contém o que chamamos de nucleóide e compreendem as bactérias, cianofíceas,riquétcias e os micoplasmas.
Os eucariontes compreendem as plantas (inclusive os fungos) e os animais (homem). Existem os organismos eucariontes unicelulares representados por protozoários e algas unicelulares e existem os eucariontes pluricelulares que são constituídos por tecidos.
Célula Eucarionte
Célula Procarionte
Em todas as células eucariontes encontram-se duas regiões fundamentais: o núcleo e o citoplasma. Envolvendo ambos e isolando a célula do meio extracelular, existe a membrana plasmática. O núcleo contém grande parte do material genético da célula e o citoplasma é a região intracelular entre a membrana plasmática e o núcleo.
MEMBRANA PLASMATICA
Envolve a célula e isola o citoplasma do meio extracelular. Esta membrana contém proteínas que realizam diversas tarefas, entre elas inclui-se a bomba de sódio e potássio relacionada ao equilíbrio iônico celular. São elas também que concebem permeabilidade seletiva à membrana plasmática, determinando o que entra e o que sai da célula.
CITOPLASMA
Corresponde à região entre o núcleo e a membrana celular. Ele é formado por uma matriz coloidal (chamada matriz citoplasmática ou hialoplasma) onde são imersas as organelas celulares.
As organelas são estruturas que se encontram imersas no citoplasma e são responsáveis pela maioria das atividades metabólicas da célula.
Retículo Endoplasmático - Transporte e armazenamento de substâncias. RE liso produção de lipídios, RE rugoso produção de proteínas graças à presença do ribossomo.
Ribossomo – função