ossos do cranio
Nome do Osso
Classificação
Acidentes Anatômicos deste Osso
Frontal
é um osso ímpar do crânio formando a calota craniana, sendo a sua localização ântero superior. É um osso chato (ou largo).
Parietal são um par de ossos que formam a parte superior da caixa craniana protegendo o lobo parietal do cérebro.
Temporal é um osso par que forma as laterais do crânio ou têmporas. É um osso irregular e situa-se ínfero-lateralmente a caixa craniana.
occipital é um osso membranoso em forma de disco situado na parte traseira e inferior do crânio. Possui uma abertura oval, o forame magno.
Esfenòide é um osso situado na base do crânio na frente das partes temporal e basilar do osso occipital. Apresenta um formato semelhante a uma borboleta ou morcego com as asas estendidas.
Nasais
Os ossos nasais são dois pequenos ossos finos que variam significativamente de tamanho e forma conforme a origem da pessoa e sua idade. Eles estão dispostos lado a lado na porção média e superior da face, e formam, através de sua união, "a ponte" do nariz. Cada um tem duas superfícies e quatro bordas.
Lacrimais
O osso lacrimal, o menor e mais frágil osso da face, está situado na porção anterior da parede medial da órbita. Ele tem duas superfícies e quatro bordas.
Zigomàtico
Osso zigomático é um osso par do crânio humano que forma parte da órbita ocular e é também conhecido como o osso da bochecha ou osso malar.
Maxilas o maxilar é a estrutura da região frontal do crânio.
Mandibula a mandíbula é o componente móvel se movimenta nos três planos: sagital, frontal e transversal do crânio que forma a parte inferior da cabeça.
Canal Óptico
Fossa hipofisária
Forame oval
Forame lácero
Forame magno
Canal da hipoglosso