fisiologia cardivascular
Introdução
O coração é um órgão único, muscular, localizado na região mediastínica, levemente Deslocado à esquerda do plano mediano, que possui como principal função propelir o sangue através dos vasos, fazendo-o chegar a todas as células do organismo. Além desta função bombeadora, também possui função endócrina, como veremos adiante.
O músculo cardíaco
Músculo estriado (filamentos de actina e miosina)
Discos intercalados – membranas celulares de céls conectadas em série por junções comunicantes (passagem de potencial de ação com rapidez).
Sincício atrial e sincício ventricular separados por um tecido fibroso que envolve os orifícios valvulares – as contrações nestes sincícios não são contínuas.
Potenciais de ação no mm cardíaco
1 - Canais rápidos de sódio
2 - Canais lentos de cálcio-sódio – permite entrada de sódio ou cálcio formam um platô (0,2 s no mmA e 0,3s no mmV). Permite a entrada de Ca++ que auxilia na contração do mm (retículo sarcoplasmático pouco desenvolvido) e possibilita que a freqüência rítmica dos átrios seja mais rápida do que dos ventrículos.
3 – canais de potássio- Portanto, a força de contração depende em grande parte da concentração de íons cálcio no líquido extracelular. Portanto, a força de contração depende em grande parte da concentração de íons cálcio no líquido extracelular. A duração da contração do mm cardíaco é em função da duração do potencial de ação.
Átrios – bomba de reforço (retardo de 1/10 s da condução elétrica do A para o V).
Ventrículos – principal fonte de força para movimentar o sangue através do sistema vascular.
Função dos átrios como bomba – 75% do sangue flui direto para o V portanto, algumas vezes somente em situações de muito esforço uma pessoa que tenha comprometimento atrial ou valvular percebe sintomas de insuficiência cardíaca como falta de ar. Função dos átrios como bomba – 75% do sangue flui direto para o V portanto, algumas vezes somente em situações de muito