fisilogia
As glândulas adrenais conhecida também como supra-renais devido se localizarem sobre os polos superiores dos rins. Cada glândula é composta por duas partes distintas, a medula adrenal e o córtex adrenal.
A medula adrenal consiste 20% centrais da glândula, sendo funcionalmente relacionada com o sistema nervoso simpático. Ela secreta os hormônios epinefrina e norepinefrina, em resposta ao estimulo simpático.
Esses hormônios causam praticamente os mesmos efeitos que a estimulação direta dos nervos simpáticos em todas partes do corpo.
A norepinefrina causa constrição da maioria dos vasos sanguíneos do corpo; causa também atividade aumentada do coração, inibição do trato gastrointestinal, dilatação das pupilas entre outros. Já a epinefrina produz quase os mesmo efeitos causados pela norepinefrina, sendo diferente nos seguintes aspectos abaixo.
Tem a maior ação na estimulação dos receptores beta, tendo efeito maior na estimulação cardíaca;
Causa somente a fraca constrição dos vasos sanguíneos dos músculos. Essa diferença tem importância especial, pois a norepinefrina aumenta muito a resistência periférica total e eleva a pressão arterial, enquanto a epinefrina aumenta muito menos a pressão arterial, mas aumenta o debito cardíaco.
A diferença entre ambas está relacionada a seus efeitos sobre o metabolismo nos tecidos. A epinefrina tem um efeito metabólico de 10 vezes mais forte que a norepinefrina. A epinefrina secretada pelas medulas adrenais pode aumentar o metabolismo do organismo muitas vezes por até 100% acima do normal, desta forma aumenta a atividade de excitação do organismo.
O córtex adrenal secreta grupo inteiramente diferente de hormônios, que são os corticosteroides. Esses hormônios são sintetizados a partir do colesterol esteroide e apresentam formulas químicas semelhantes.
Ele secreta dois tipos principais de hormônios como mineralorcorticoides e glicocorticoides, alem desses secreta também pequena quantidade de