fisico-quimica
CCT – Departamento de Química
Curso de licenciatura em química
Físico-Química teórica 1
Leandro Oliveira Sampaio
A ENERGIA E SUAS UTILIZAÇÕES
Boa Vista – RR
Dezembro - 2014
É praticamente impossível para a humanidade progredir sem o auxílio de energia elétrica atualmente, desde tratamentos de saúde até o conforto ao irmos dormir praticamente tudo depende de energia elétrica ou outros tipos de energia para funcionar.
Este trabalho tratará sobre o conceito de energia sua importância e as várias formas em que ela se apresenta além de dar um enfoque nas formas de utilização.
ENERGIA
Nosso estilo de vida atual, cada vez mais dependente do avanço tecnológico, do uso da eletricidade, do petróleo e seus derivados (gasolina, óleo diesel, etc.), é sofisticado, prático e confortável. No entanto, todo esse conforto tem um custo muito alto. A crescente necessidade de novas fontes de energia, por exemplo, é uma das muitas questões que o mundo tem procurado discutir e solucionar.
A energia é tudo o que produz ou pode produzir ação, podendo por isso tomar as mais variadas formas: Energia mecânica, calorífica, gravitacional, elétrica, química, magnética, radiante, nuclear, etc.
Energia Potencial: é a energia que pode ser armazenada em um sistema físico e tem a capacidade de ser transformada em energia cinética.
Conforme o corpo perde energia potencial ganha energia cinética ou vice-e-verso.
Apesar de existirem outros tipos de energia, a que mais utilizamos em nossa sociedade é a elétrica. Os principais métodos de obtenção de energia elétrica no mundo são:
Energia Hidrelétrica
A energia hidrelétrica é aquela que é gerada em uma usina hidrelétrica e tem como fonte de produção a força da água em movimento. Para a sua obtenção são necessários os seguintes passos:
Primeiro é necessário à construção de enormes barragens que são criadas sob o leito de um rio com