fisico quimica
Solução tampão é a solução cujo pH varia pouco, mesmo com a adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases. Partindo da definição, para que o pH varie pouco, a solução tampão deve conter uma mistura de pelo menos um ácido e uma base, que devem neutralizar o ácido ou base adicionado. Desse modo, cada solução tampão deve conter um par conjugado ácido fraco – base fraca em equilíbrio, uma vez que tanto o ácido quanto a base não devem reagir entre si, mas sim com o ácido ou base adicionado.
Objetivo
Comparar a quantidade de ácido ou base forte adicionado a um sistema necessária para levar o pH a um determinado valor, indicado pela mudança de coloração do indicador. Avaliar a eficiência dos tampões e quais são mais resistentes à adição de ácidos e à adição de bases.
Procedimento experimental
Efeito tampão
Adição de HCl preparamos em 6 tubos de ensaio, com auxílio de uma pipeta graduada 10 ml, as soluções abaixo. Tubo 1- Solução de Ácido Clorídrico (HCl) 1,0 mol. L^-1
Tubo 2 - Solução de Ácido Clorídrico (HCl) 3,0 mol.L ^-1
Tubo 3 - Solução de Amônia (NH3) 0,40 mol . L ^-1
Tubo 4 - Solução de Cloreto de Amônio (NH4Cl) 0,20 mol . L^-1
Tubo 5 - Solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) 3,0 mol . L ^-1
Tubo 6 - Tampão amoniacal (1:1) 0,10 mol/L
Em cada uma dessas soluções adicionamos 2 gotas de fucsina básica que foram homogeneizadas. Após isso gotejamos, separadamente, HCl 3,0 mol .L ^-1 e observamos a quantidade de gotas necessárias para ocorrer uma virada no indicador em cada um dos tubos.
Adição de base forte (NaOH)
Em outros 6 tubos adicionamos as mesmas 6 soluções do procedimento anterior.Gotejamos em cada um dos tubos 2 gotas de fenolftaleína, gotas essas que foram homogeneizadas nas soluções. Em seguida foram adicionadas, separadamente, em cada tubo gotas de NaOH 3,0 mol . L^-1 até que houvesse uma virada no indicador.
Eficiência da solução tampão
Em 3 tubos de ensaio foram colocados, respectivamente, 10 ml de