Fisica
Aula 1
Medidas
Fazer uma medida correta significa saber escolher e utilizar corretamente o instrumento de medida. Qualquer que seja o instrumento de medida, sua escala possui um intervalo mínimo de leitura, que define sua precisão. No caso de instrumentos com escala simples tais como a régua milimetrada ou o micrômetro, a incerteza pode ser, em geral, considerada como metade da menor divisão. No caso de instrumentos como o paquímetro, que possui uma escala especial, a incerteza pode ser 0,02mm ou 0,05mm, dependendo do instrumento.
O mesmo ocorre no caso de balanças digitais e cronômetros digitais. Uma balança com escala de até centésimos de grama não nos dá qualquer informação sobre os milésimos de grama, o que obriga a incerteza estar na ordem de centésimos. O valor dessa incerteza é definido pelo fabricante. No caso de um cronômetro com escala de até centésimos de segundos, não temos nenhuma informação sobre os milésimos de segundos. A incerteza no caso do cronômetro é da ordem de 0,01s.
A precisão dos instrumentos utilizados para realizar uma medida define a ordem de grandeza do algarismo significativo duvidoso. O número de algarismos significativos de uma medida deve ser levado em conta quando utilizamos o resultado para efetuar algum cálculo. Para obtermos a densidade de uma peça que vamos utilizar nesse conjunto de experiências, devemos ser coerentes com os algarismos significativos relacionados à precisão de cada um dos instrumentos.
Para determinarmos o valor de uma grandeza, podemos medi-la várias vezes, e utilizar diferentes métodos, obtendo então várias séries de medidas. Para analisar os resultados utilizamos métodos estatísticos. O valor médio é o número que melhor representa a grandeza (na ausência de erros sistemáticos) e o desvio padrão é o número relacionado à precisão do método utilizado e/ou à variação da grandeza que estamos medindo.
Parte A
Objetivos
Vamos