Projeto
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO NIOAQUE/MS
PROJETO MULTIDISCIPLINAR II
CURSO PEDAGOGIA
4º SEMESTRE
SETEMBRO/2012
Objetivo
Concentrando-se no estudo da presença do lúdico no cotidiano escolar da educação infantil. O estudo de como jogos e brincadeiras se manifestam como uma estratégia presente nas ações educacionais das turmas de educação infantil de uma escola da cidade de Salvador no estado da Bahia. A brincadeira é uma ação intrínseca a vida infantil, por isso pode ser um instrumento eficiente para ser utilizado no processo educacional de criança.
Através de uma pesquisa alicerçada nos fundamentos de autores como Piaget, Vygotsky, Froebel e seguindo a realidade escolar estudada busca-se identificar que a utilização do lúdico aliado a atividades pedagógicas pode transformar o aprender numa ação prazerosa que produz resultados positivos. Introdução
O uso de jogos, e da ludicidade como um todo, está presente na vida humana desde os seus primórdios. Na Grécia antiga, assim como na idade média já havia a utilização de jogos.
Durante esse período, e por muito tempo, a atividade lúdica era vista apenas como sinônimo de jogo e de divertimento, possuindo um caráter não sério.
Posteriormente o lúdico foi trazido como um forte instrumento da educação. Froebel, em sua proposta para a educação infantil, realizou estudos nos quais foi atribuída grande relevância ao brinquedo. Estudiosos como Vygotsky e Piaget fizeram análises de todo o processo do desenvolvimento infantil, mostrando a importância da presença do jogo na vida humana demonstrando que eles favorecem não apenas a aprendizagem, mas também o desenvolvimento e a interação social do indivíduo.
A visão do lúdico como estratégia capaz colaborar no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil, tem sido muito discutida e trazida aos poucos para os ambientes escolares, por ser a brincadeira um dos universos da criança. Mesmo com todos os