Fisica
Convencionou-se chamar de “América Anglo-saxônica” ao conjunto dos países: Canadá e EUA, em oposição ao termo “América Latina” que denomina os países da América do Sul e Central, e em algumas definições, também o México e o Caribe.
Essa denominação deve-se ao fato de que estes países tiveram sua colonização realizada majoritariamente por países de origem anglo-saxônica: “anglo-saxões” é a denominação dada aos habitantes da Inglaterra após a vitória dos saxões, povo germânico, sobre os bretões.
Entretanto, essa divisão é um pouco controversa, visto que não engloba alguns países e outros territórios caribenhos que tem com língua oficial o inglês ou outras línguas de origem germânica, e estão ou estiveram sob domínio dos ingleses (a maior parte das ilhas caribenhas foi colonizada por espanhóis, porém passaram ao domínio dos ingleses, posteriormente).
Outro ponto de controvérsia está no fato de que o Canadá durante o período de sua colonização esteve ora sob domínio francês, um povo latino, ora sob domínio inglês, povo germânico, e tem como línguas oficiais o francês e o inglês. E na região de Quebéc (antiga Província do Canadá, junto com Ontário) o francês é a língua oficial, visto que as leis canadenses permitem que cada província eleja seu idioma oficial. | |
outra parte ----
A América Anglo-Saxônica é formado por países situados nas Américas e que possuem o idioma inglês como oficial e traços culturais e históricos provenientes do Reino Unido. Os países que formam esse bloco são Estados Unidos, Canadá, Belize, Guiana e algumas ilhas caribenhas.
Alguns geógrafos e pesquisadores não aceitam a inclusão de países da América do Sul e Caribe como países anglo-saxônicos, somente os EUA e Canadá por terem um elo mais enraizado com a influência cultural inglesa.
Numa visão geral, a América é , culturalmente, compreendida em América Latina (espanhola, portuguesa e francesa) e América Anglo-Saxônica (cuja língua deriva do anglo-saxão). Os