Fisica
CINEMÁTICA ESCALAR
CONCEITO DE MOVIMENTO
Em física, a palavra movimento, como todas as palavras, adquire significado mais preciso e restrito: movimento é sempre um conceito relativo; só faz sentido falar em movimento de um corpo em relação a outro corpo. Um passageiro sentado num ônibus que percorre uma estrada está em movimento em relação a uma árvore junto à estrada, mas está parado em relação ao ônibus. A idéia de “parado” u em “movimento” leva em conta a mudança, ou não, da localização de um corpo em relação a outro que sirva de referência com o decorrer do tempo, ou seja, um corpo está em movimento quando a sua posição, em relação a um determinado corpo de referência, varia com o decorrer do tempo. Cinemática escalar estuda os movimentos sem se preocupar com suas causas.
ESPAÇO PERCORRIDO
Espaço percorrido é definido como a medida do comprimento do percurso de um corpo em movimento. Essa medida costuma ser obtida entre duas referencias, como os marcos quilométricos de uma estrada. Ex: Km
PONTO MATERIAL
Ponto material é todo corpo cujas dimensões não interferem no estudo de um determinado fenômeno. Ex: Considere um navio fazendo uma viagem de São Paulo até Portugal. Como as dimensões do navio (comprimento, largura e altura) são muito pequenas, quando comparadas com a distancia entre São Paulo e Portugal, podemos considerar suas dimensões desprezadas. Neste caso dizemos que o navio é um ponto material, um móvel ou uma partícula.
REFERENCIAL REPOUSO E MOVIMENTO
Vamos imaginar a seguinte situação. Uma pessoa A encontra-se dentro de um carro que anda para a direita, e uma outra pessoa B em pé, no acostamento. Tomando a pessoa B como referência, verificamos que à distância entre ela e A varia (aumenta ou diminui) com o decorrer do tempo.
MÓDULO FÍSICA
Então, neste caso, podemos dizer que a está em movimento em relação a B. Supondo, agora, que B esteja junto ao carro, e tomando novamente B como referencia, verificamos que a