Fisica
A resistência elétrica é a característica de um corpo se opor a passagem de corrente elétrica, mesmo quando há diferença de potencial. Seu calculo é feito pela primeira lei Ohm (Georg Simon Ohm, físico e matemático alemão), e segundo A SI (Sistema Internacional de Unidades) é medida em ohms.
Quando uma corrente elétrica passa em um condutor metálico, um numero muito elevado de elétrons passam a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e contra os atómos que constituem o condutor. Isso causa dificuldade para os elétrons se deslocar, quando isso ocorre existe uma “resistência elétrica” a passagem de corrente elétrica pelo condutor. Para medir essa resistência os cientistas definiram uma grandeza chamada de resistência elétrica.
A resistência elétrica é, então, uma propriedade desejável ou indesejável. Ela é indesejável para os condutores, mas também pode ser desejável como um chuveiro ou um resistor por exemplo.
4
Fatores que influenciam na resistividade de um material são
• A resistência de um condutor é tanto maior quanto seu comprimento for maior
• A resistência de um condutor é tanto maior quanto maior a área transversal (Quanto mais fino)
• A resistência de um condutor depende do material do mesmo
• A resistência de um condutor depende da temperatura na do material
Um componente especificamente projetado para possui resistência elétrica é o resistor. Dependendo do material utilizado e de suas características físicas e construtivas, os resistores podem ser de carbono, de fio ou de semicondutores.
4.1 EFEITO JOULE
É uma lei da física que expressa a relação entre o calor gerado e a corrente elétrica que percorre um condutor por um determinado tempo
Um condutor ao ser percorrido por uma corrente elétrica gera calor e o aquece. Isso é denominado “Efeito Joule”, esse nome é em homenagem ao físico Britânico James Prescott Joule.
5 CAPACITOR
O capacitor é um componente que se parece um