Fisica
Adaiana F Gomes Silva, 0508022-3
Fábio de Paiva Cota, 0608513-0
Milton Martins Vicente, 0608502-4
Rafael Flávio Pimenta Pereira, 0608541-5
Universidade Federal de São João Del Rei
01/06/2007
Objetivo
O objetivo desta prática se concentra em visualizar e escutar o fenômeno da ressonância em diversos aparelhos como diapasão, tubos sonoros, entre outros.
Introdução
Todo sistema tem pelo menos uma freqüência natural de vibração ou oscilação. O fenômeno da ressonância ocorre quando a freqüência de pulsos periódicos aplicados a um corpo capaz de oscilar for igual a uma das freqüências naturais desse corpo, e ele começa a vibrar com amplitudes muito grandes. Um exemplo trágico de ressonância foi o caso da Ponte de Tacoma, em Washington, que desabou em 1940. O vento a fez oscilar numa de suas freqüências naturais, levando à sua destruição. Outro exemplo é a sintonia de um aparelho de rádio, um caso de ressonância elétrica. Neste experimento, fizemos um breve estudo sobre este fenômeno físico natural.
Resultados
Diapasão:
|[pic] |[pic] |
As caixas de ressonância foram inventadas para reforçar os sons produzidos por instrumentos musicais. Esses dispositivos ampliam determinadas vibrações ao entrarem em ressonância com a freqüência de vibração das moléculas de ar contidas em seu interior. Assim, quando um diapasão é montado sobre uma caixa de ressonância, o som produzido pela vibração das hastes desse dispositivo é grandemente ampliado por ressonância com o ar contido nela.
Tubos sonoros:
[pic]
De maneira análoga ao que ocorre com cordas, é possível produzir ondas estacionárias longitudinais no ar contido no interior de tubos. Quando ele contém água em seu interior, a superfície da água age como uma extremidade