Fisica
Energia Interna
A energia interna, cujo símbolo é U, define-se como sendo a soma das energias cinéticas e energias potenciais das partículas que constituem o sistema. A energia associada ao movimento das partículas é cinética, e a energia que as partículas “armazenam”, em resultado de interacções de diversos tipos é potencial.
Apesar de a energia interna de um corpo for maior devido a sua temperatura, não podemos nos esquecer que a temperatura e energia interna são grandezas físicas diferentes. Dois corpos que estejam à mesma temperatura podem ter energias internas muito diferentes, por exemplo, 1 litro de água à temperatura de 90ºC tem uma energia interna superior à de uma gota de agua à mesma temperatura, porque num litro de água existe um maior número de moléculas em agitação. A energia Interna de um corpo depende da massa desse corpo
Para um sistema fechado, a variação da energia interna é igual ao calor absorvido pelo sistema através da sua fronteira (Q), menos o trabalho realizado pelo sistema sobre a fronteira (W). Este princípio pode ser traduzido pela seguinte expressão: U = Q-W.
Temperatura
Temperatura é uma grandeza física que está relacionada com o nível de agitação molecular. Para um dado material em um de seus estados físicos (sólido, líquido ou gasoso), quanto maior a temperatura, maior será a agitação térmica das moléculas constituintes.
Se colocarmos dois objetos, com temperaturas diferentes, em contacto os objetos ficarão com a mesma temperatura
Calor
Calor é a energia transferida entre dois ou mais sistemas devido a uma diferença de temperatura entre eles.
Por exemplo, quando pegamos um copo com chá quente a energia é transferida do copo para nossa mão e, quando pegamos um copo de água com gelo, a energia é transferida da nossa mão