Fisica
MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO – MUV
Aceleração:
Tornar uma velocidade maior é um ato de acelerar. Na Física, mesmo quando a velocidade se torna menor, diz-se que há aceleração. Ou seja, variando a velocidade, existe aceleração. Em movimentos nos quais as velocidades variam com o decurso do tempo, introduz-se o conceito de uma grandeza cinemática denominada aceleração. Aceleração escalar (a) é uma grandeza que relaciona a variação da velocidade com o tempo gasto nessa variação.
[pic] Unidade no SI: m/s2
De acordo com os sinais da velocidade e da aceleração, podemos ter dois tipos de movimento: acelerado e retardado.
Movimento acelerado: É aquele no qual o módulo da velocidade aumenta no decorrer do tempo. Para que isso ocorra devemos ter a velocidade e a aceleração com o mesmo sinal. v > 0 e a > 0 (+ +) v 0 e a < 0 (+ -) v < 0 e a > 0 (- +)
Movimento uniformemente variado é aquele em que a velocidade escalar é variável e a aceleração é constante e não-nula. Na natureza, na maior parte dos movimentos, a velocidade varia no decorrer do tempo. No caso de a trajetória ser retilínea, o movimento é denominado movimento retilíneo uniformemente variado. (MRUV).
Velocidade em função do tempo: v = f(t) A velocidade escalar que um móvel desenvolve em determinado instante, em MUV, é relacionada com a velocidade escalar inicial e com a aceleração escalar. A função horária é dada pó: v = v0 + a.t Essa função é do 1° grau e o gráfico que a representa é uma reta. Podemos ter os seguintes casos:
- aceleração positiva (a > 0) – função crescente.
[pic]
- aceleração negativa (a < 0) – função decrescente.
[pic]
Posição em função do tempo: s = f(t) Essa função permite determinar a posição s num instante t qualquer, desde que se conheçam a posição inicial s0, a velocidade inicial v0 e a aceleração a.
[pic] ou [pic] A função horária da posição (espaço) no MUV é uma função do 2°