Fisica
No dia-a-dia chamamos trabalho a qualquer actividade de natureza muscular ou intelectual que exija esforço.
Transportar sacos é trabalhar. Estudar também é trabalhar.
Em Física, a palavra “trabalho” utiliza-se com um significado próprio, embora relacionado com o sentido comum da palavra.
Trabalho é uma forma de transferência de energia, mas, para que ocorra é necessário a actuação de uma força.
Nem sempre, as forças actuam na mesma direcção que o movimento do corpo.
As forças que atuam sobre um corpo têm associado a si uma direção, um sentido e uma intensidade, sendo por isso, representadas por vetores, e por isso são definidas como grandezas vetoriais.
As forças podem ser:
Impulsivas, se actuarem em intervalos de tempo curtos;
Constantes, quando a direcção, sentido e intensidade não variam;
Variáveis, se houver alterações na direcção, no sentido ou na intensidade.
Para calcular o trabalho realizado pela força constante,que atua no centro de massa, é necessário duas condições: Uma componente da força aplicada na direção do movimento. Deslocamento do centro de massa. Quanto maior for o valor da força aplicada na direção do movimento, maior será a quantidade de energia transferida como trabalho.
Fig.– Fy é a projeção vertical de F e Fx é asua projeção horizontal de F .
O trabalho realizado por uma força constante aplicada a um sistema rígido, é igual ao produto do valor da componente da força na direcção do deslocamento (F) pelo valor do deslocamento (r) do corpo do centro de massa.
A definição de trabalho limita-se apenas às transformações mecânicas que ocorrem nos corpos rígidos (ou partículas materiais).O trabalho é uma grandeza escalar que depende:
a)da intensidade da força constante que actua no corpo;
b)do valor do deslocamento do ponto de aplicação dessa força; c)do ângulo α que fazem entre si as direcções dos vectores força e deslocamento.
WF F d cos