FISICA
Postulados: Definições.
Ao sistema de sólidos denomina-se estrutura cuja finalidade é suportar ou transferir forças.
Forças Internas.
São aquelas em que a ação e reação, pertencem ao sistema.
Forças Externas.
Quando a ação (ou reação) não pertencem ao sistema.
Para o cálculo das forças externas, o sistema pode ser considerado como um só corpo rígido, aplicando-lhe, então, as equações da Estática, a esta altura ele pode se apresentar hiperestático (n.º de incógnitas > n.º de equações).
Para o cálculo das forças internas, a estrutura é desmembrada e as equações da Estática são aplicadas a cada membro. Na passagem de um membro para outro deve ser observado cuidadosamente o Princípio da ação e reação, aqui o sistema todo pode se tornar isostático (n.º de incógnitas = n.º de equações). É conveniente começar o cálculo pela parte da qual se conheça o maior número de forças.
(Nóbrega, 1980)
1. Se nenhuma força for aplicada a um sólido em equilíbrio, ele permanece em equilíbrio.
2. Aplicando uma única força a um sólido isolado em equilíbrio, ele não permanece em equilíbrio.
3. Aplicando a um sólido isolado em equilíbrio duas únicas forças não diretamente opostas, o sólido não permanece em equilíbrio.
Teorema Fundamental:
(Beer e Johnston, 1991)
A condição necessária e suficiente para o equilíbrio de um sólido é que sejam nulos a resultante e o momento, em relação a um polo, das forças aplicadas ao mesmo.
Condição Necessária:
R = 0 e Mo = 0
Condições Suficientes:
(Nóbrega, 1980)
Se a resultante do sistema for diferente de zero e o momento polar for igual a zero, este sistema eqüivale a uma só força, e pelo segundo postulado, o sólido não permanece em equilíbrio.
Se a resultante do sistema for igual a zero e momento polar for diferente de zero, este sistema eqüivale a um binário, e pelo terceiro postulado, o sólido não pode permanecer em equilíbrio.
Se a resultante do sistema for diferente de zero e não