FISICA
DISCIPLINA FISICA III
PROFESSOR: JOAO ROBERTO MIRANDA
CUIABÁ – MT
2014
FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ
CÁLCULO I
Trabalho de Atividade Pratica Supervisionada da disciplina de Física III.
CUIABÁ – MT
2014
OBJETIVOS
De tudo que efeito no experimento, trabalhamos anteriormente na teoria, ou seja, vimos um estudo formal de como se comporta cada componente e suas determinadas funções. É preciso entender o que será utilizado e ter uma visão mais elaborada do que será estudado no experimento. Portanto a construção de um circuito elétrico, como ele é formado, a sua composição e o seu comportamento em diferentes ocasiões são de fundamental importância.
Um circuito elétrico é um conjunto de aparelhos interligados eletricamente de forma apropriada. É constituído, pelo menos, por um gerador elétrico que foi uma fonte de emergia, que forneceu a energia, por uma carga, que recebe energia e por condutores elétricos que interligam os aparelhos. O circuito elétrico mais simples pode ser assim constituído (por exemplo, uma lanterna elétrica constituída por uma pilha e por uma lâmpada), mas normalmente existem mais aparelhos no circuito, nomeadamente, aparelhos de corte e de proteção e em muitos casos aparelhos que produzem transformações nas grandezas elétricas.
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica pelo mesmo, quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms. Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o metal. Portanto, os elétrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma