Fisica
Juliana Thais da Silva Mattos – 201202260756
Victor Lessa
Leandro
Guilherme Henrique de Oliveira Antunes – 201202152163
Macaé, Março de 2013.
Sumário
Densidade
1. Objetivo:
- Usar o paquímetro para medir o comprimento de objetos;
- Usar uma balança para medir a massa de objetos;
- Compreender que existe uma incerteza em toda medida experimental;
- Estimar a incerteza de uma medida;
-Trabalhar a conversão de unidades;
-Medir a densidade da esfera; 2. Material utilizado:
- Esfera metálica;
- Paquímetro;
- Balança digital. 3. Contexto Histórico
Paquímetro = Pedro Nunes, matemático português, inventou um dispositivo de medição, onde era possível medir com rigor de alguns minutos de grau, frações de ângulos, permitindo assim planear a navegação. Porém, o conceito foi modificado por Pierre Vernier, e foi usado para construção de instrumentos com escalas de medição muito precisas, tais como o paquímetro. Por isso, podemos dizer que essa ferramenta foi desenvolvida a partir da invenção do nônio e aperfeiçoada para uma ferramenta.
Densidade = A densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume, é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância. Matematicamente, a expressão usada para calcular a densidade é dada por:
Como podemos observar através da fórmula, ela é inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. Desse modo, vemos que a densidade de cada material depende do volume por ele ocupado.
Um exemplo que nos mostra isso é a água. Quando a água está sob a temperatura de aproximadamente 4ºC e sob pressão ao nível do mar, que é igual a 1,0 atm, a sua densidade é igual a 1,0 g/cm3. No entanto, no estado sólido, isto é, em temperaturas abaixo de 0ºC, ao nível do mar, a sua densidade mudará – ela diminuirá para 0,92 g/cm3.
*coloquei