Atps de fundamentos 4° periodo
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO TERESINA – PIAUÍ CURSO: SERVIÇO SOCIAL - 4ª SEMESTRE
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICO
DO SERVIÇO SOCIAL II
COMPONENTES
RA:346053 – Conceição de Maria Carneiro de Sousa
RA: 334721 – Eleonice de Oliveira Silva
RA: 335450 – Maria José Gomes da Silva
RA: 345991 – Josana Gusmão da Silva
ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
TUTOR EAD – Mª EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
20 de novembro de 2012, Teresina – PI
INTRODUÇÃO
Este trabalho teve como objetivo de esclarecer os perfis pedagógicos da prática do assistente social, tendo uma visão das áreas do mercado de trabalho e os desafios encontrados na profissão, assim como suas condições nos mais diversos setores e a identificação da relação do serviço social com a filantropia e assistencialismo.
O Serviço Social é ma profissão que se ocupa, com a questão nas relações sociais, em desenvolver ações que tenham como meta restabelecer os vínculos de pertença e evitar a possível exclusão social originária, das situações de vulnerabilidade e conflitos.
O perfil que o Assistente Social possui na atualidade é uma soma das experiências que outros profissionais da área observaram ao longo de pouco mais de um século. O serviço social era completamente influenciado pela doutrina social da Igreja católica, e pode-se perceber que outras correntes influenciaram o processo de profissionalização, cujas bases possuem um forte relacionamento com o monopolista, observando os principio da filantropia.
Hoje o Assistente Social modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocado e a necessidade de responder as exigências e as contradições da sociedade capitalista. Neste universo teórico-ideológico e histórico - políticomolda – se o perfil do assistente social como profissional requisitado para o exercício das funções pedagógicos e intelectual.
A função pedagógica do Assistente Social nos processos