Fisica
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ROTEIRO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO/TCC
MONOGRAFIA
Coordenador TCC : Jorge Damasceno MsC.
Coordenador do Curso de Engenharia de Produção : Valdemar Rodrigues Filho
Ipatinga (MG)
2006
1.0 - INTRODUÇÃO
O trabalho de formatura (TCC) é um dos pontos altos do curso de graduação em Engenharia de Produção. Deve ser encarado, portanto, com extrema seriedade. Se, por um lado, propicia ao aluno desenvolver um trabalho de caráter profissional ainda no transcurso de sua formação (sendo, assim, orientado por um professor), por outro, é um “cartão de visitas” do Departamento de EP junto à comunidade. Além do mais, possibilita ao corpo docente acompanhar tendências temáticas, atividades empresariais e demandas de formação, fornecendo uma visão geral da evolução do curso como um todo (incluindo seus pontos fortes e fracos). Aliás, as grandes discussões e propostas de reformulação do curso de graduação nasceram, historicamente, das sessões de julgamento de TCC
O quarto ano apresenta baixa carga de aulas justamente para propiciar ao aluno a dedicação ao trabalho de formatura. Simultaneamente, possibilita ao professor sua dedicação à orientação, aos julgamentos e às demais atividades correlatas ao TCC.
O TCC é considerado como um dever de todos os professores (seja no tocante à orientação, seja no tocante aos julgamentos). O professor deve zelar pelo desenvolvimento do trabalho de seu orientando, atestando a autoria por parte deste último. O orientador tem o poder-dever de reprovar seu orientando em PAO-1 (ou seja, no 1º semestre de desenvolvimento do trabalho), que é “requisito forte” de PAO-2, ou de não permitir que o trabalho vá a julgamento (TCC, no 2º semestre de desenvolvimento) caso o desempenho do aluno seja inaceitável.
Numa primeira abordagem, ressalta-se que o TCC escrito (bem como outros trabalhos)