Fisica
TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
Arthur Müller Silva Pires
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
PROFESSOR: LUCIANO MESSIAS SIMÕES
BELÉM
2014
INTRODUÇÃO
ESPECTRO ELETROMAGNÉTICOS
Todas as ondas eletromagnéticas propagam-se no vácuo com a velocidade da luz c. Essas ondas transportam energia e momento para longe de uma fonte. Em 1888, hertz obteve sucesso na geração e detecção das ondas eletromagnéticas de frequência de rádio previstas por Maxwell. O próprio Maxwell havia reconhecido como ondas EM tanto a luz visível como a radiação próxima do infravermelho descoberta em 1800 por William Herschel. Sabemos agora que existem outras formas de ondas eletromagnéticas; elas são diferenciadas por suas frequências e comprimentos de ondas.
Ondas eletromagnéticas propagam-se no vácuo com velocidade c, frequência f e comprimento de onda . Os vários
APLICAÇÕES DAS ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
Ondas de Rádio
São resultantes de cargas aceleradas, através de fios condutores em uma antena de rádio. Elas são geradas por equipamentos eletrônicos tais como osciladores LC e são usadas em sistemas de comunicação de rádio e televisão.
Microondas
(Ondas de rádio com comprimento de onda curto) têm comprimento de onda variando entre cerca de 1mm e 30 cm e também são geradas por equipamentos eletrônicos. Por cauda de seus comprimentos de onda curtos, elas são adequadas para a utilização em sistemas de radar usados na navegação aérea e para o estudo das propriedades atômicas e moleculares da matéria. Os fornos micro-ondas são aplicações domésticas dessas ondas.
Ondas Infravermelhas
Possuem comprimentos de onda variando de aproximadamente 1mm até o maior comprimento de onda da luz visível, 7x10 m. Essas ondas, produzidas por corpos à temperatura ambiente e por moléculas, são prontamente absorvidas pela maioria dos materiais. A radiação