FISICA
PROJETO DE FABRICAÇÃO DO RESISTOR DE CARBONO
Orientador: Luiz Antonio Rasia
Componentes:
Antonio Carlos Catani Neto
Giovane da Rosa Lizot
Guilherme Antonello Cargnelutti
Matthias Ruben Moeller Trennepohl
Tárik Diego dos Santos Gomes
UNIJUI
Breve Histórico:
Resistor:
Fig 1: Exemplos de Resistores :Grupo de resistores.
Um resistor (frequentemente chamado de resistência, que é na verdade a sua medida) é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, e com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito.
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica ou impedância, que possui como unidade o ohm ,e tem suas propriedades a partir do conteúdo estudado e das leis de Ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica, apesar de limitar a corrente. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. E com isso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes e dispositivos eletrônicos.
Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circula pelo dispositivo.
Os resistores podem ser fixos ou variáveis. Neste caso são chamados de potenciômetros ou reostatos. O valor nominal é alterado ao girar um eixo ou deslizar uma alavanca. O valor de um resistor de carbono pode ser facilmente identificado de acordo com as cores
UNIJUI que apresenta na cápsula que envolve o material resistivo, ou então usando um Ôhmimetro.
Alguns resistores são longos e finos, com o material resistivo