sustentabilidade
CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
CURSO DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
CARLA MARA KUBIAK
RESUMO: Sustentabilidade na indústria da alimentação
FRANCISCO BELTRÃO, 20145226050-73088500
Numa sociedade irreversivelmente e cada vez mais industrializada, as alternativas tecnológicas ambientais têm sido desenvolvidas de forma integra aos processos de manufatura, tornando-os menos agressivos ao meio ambiente. Também o potencial de alguns produtos e processos tem sido aproveitado na gestão de resíduos industriais. A diversidade da indústria e a disponibilidade de recursos naturais dão ao país excelentes oportunidades para desenvolver de forma sustentável, combinando com o crescimento econômico, inclusão social e conservação ambiental.
A sustentabilidade vem sendo vivenciada de forma diferente em cada segmento industrial. E a indústria alimentícia acredita nisso, que com alimentos saudáveis, acessíveis, remunerados de forma justa, produzidos dentro da lei e respeitando o meio ambiente, é possível fortalecer o país e garantir bem estar da população no presente e no futuro.
As a indústria sofreu uma grande evolução nas últimas duas décadas. a população brasileira migrou fortemente dos alimentos in natura para os processados. Hoje, 85% dos alimentos consumidos no país passam por algum processamento indústria. Aumentando assim o uso de recursos. O suprimento de energia passa a ser imprescindível para todas as indústrias surtindo efeitos óbvios sobre o meio ambiente. A agua é um insumo fundamental na indústria da alimentação, tanto nos processos industriais quanto na geração de matérias-primas.
A capacitação para a extração de matérias primas sustentável, e o investimento em tecnologias são praticas das indústrias de alimentos e bebidas que utilizam a biodiversidade brasileira em seus produtos.
A interação da cadeia produtiva de alimentos com a biodiversidade e muito mais vasta do