fisica
Professor Fco Laudares
1. Um corpo de massa 4,0 kg encontra-se inicialmente em repouso e é submetido a ação de uma força constante cuja intensidade é igual a 60 N. Calcule o valor da aceleração adquirida pelo corpo.
2. Um carro com massa 1000 kg, partindo do repouso, atinge 30m/s em 10s. Supõem-se que o movimento seja uniformemente variado. Calcule a intensidade da força resultante exercida sobre o carro.
3. Um trabalhador empurra um conjunto formado por dois blocos A e B de massas 4 kg e 6 kg, respectivamente, exercendo sobre o primeiro uma força horizontal de 50 N, como representado na figura ao lado. Admitindo-se que não exista atrito entre os blocos e a superfície, calcule a aceleração do conjunto e o valor da força que A exerce em B, em
Newton.
4. Na figura, o bloco A tem uma massa M A=78,8 kg e o bloco B, uma massa M B=21,2 kg. São ainda desprezíveis os atritos e as inércias do fio e da polia e considera-se g = 9,78 m/s 2. Qual a aceleração do conjunto e o módulo da força que traciona o fio?
5. Os três corpos, A, B e C, representados na figura ao lado têm massas iguais, m=3,0 kg. O plano horizontal, onde se apoiam A e B, não oferece atrito, a roldana tem massa desprezível e a aceleração local da gravidade pode ser considerada g = 9,78 m/s 2. A tração no fio que une os blocos A e B tem módulo
6. Os corpos A e B são puxados para cima, com aceleração de 2,0 m/s 2, por meio da força , conforme o esquema a seguir. Sendo mA = 4,0 kg, mB = 3,0 kg e g = 10 m/s 2. Calcule a força de tração na corda que une os corpos A e B, em N.
7. No conjunto a seguir, de fios e polias ideais, os corpos A, B e C encontram-se inicialmente em repouso. Num dado instante esse conjunto é abandonado, e após 2,0s o corpo A se desprende, ficando apenas os corpos B e C interligados. O tempo gasto para que o novo conjunto pare, a partir do desprendimento do corpo A, é de:
8. Um rebocador puxa duas barcaças