Fisica
Observat órios Virt uais – Fundam ent os de Ast ronom ia – Cap. 4 ( Gregorio- Het em & Jat enco- Pereira)
Capítulo 4
RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA
A luz emitida pelos objetos astronômicos é o elemento chave para o entendimento da
Astrofísica. Informações a respeito da temperatura, composição química, e movimento de tais objetos são obtidas a partir do estudo e interpretação da radiação por eles emitida.
Essa radiação é chamada eletromagnética por se tratar do transporte de energia por meio de flutuações dos campos elétrico e magnético. A luz, ou radiação eletromagnética, pode ser observada sob diferentes formas ou seja, em diferentes faixas espectrais: visível, infravermelho, ultravioleta, ondas rádio, etc.
Antes de iniciarmos o nosso estudo de astrofísica estelar é importante que se entenda a natureza da radiação eletromagnética. Dessa forma, veremos nesse capítulo os seguintes tópicos: •
A natureza da luz: ondulatória e quântica.
•
Efeito Doppler
•
Espectro Eletromagnético
•
Fluxo e Luminosidade
%LEOLRJUDILD
•
Zeilik & Smith, 1987 “Introductory Astronomy & Astrophysics” (cap. 8 )
•
Chaisson & McMillan, 1998 “Astronomy: a beginner’s guide to the Universe” (cap. 2)
•
W.Maciel, 1991 “Astronomia e Astrofísica” – IAG/USP, (cap.8)
42
Observat órios Virt uais – Fundam ent os de Ast ronom ia – Cap. 4 ( Gregorio- Het em & Jat enco- Pereira)
A Natureza da Luz
A luz se desloca no espaço por meio de ondas eletromagnéticas, que não necessitam de um meio físico para serem transportadas, e portanto diferem dos outros exemplos de ondas encontrados na natureza, como ondas na água, ondas sonoras, sísmicas, etc.
Apesar dessa diferença fundamental, vamos ilustrar o nosso estudo com um exemplo bem conhecido: o efeito de uma pedra sendo atirada num lago tranqüilo. Ondas serão formadas e uma folha que estiver nas proximidades vai se deslocar, seguindo um movimento ondulatório, que pode ser expresso por K = + sen 2π