fisica
ENTROPIA NO MUNDO REAL: REFRIGERADORES
Refrigerador é, essencialmente, uma máquina térmica que funciona ao contrário. O calor é retirado do interior do refrigerador (reservatório frio) e o calor e liberado para o ambiente (reservatório quente).
Assim pode-se definir que: Um refrigerador é um dispositivo que utiliza trabalho, para transferir energia de uma fonte fria para uma fonte quente enquanto o dispositivo repete uma série de processos termodinâmicos.
Então podemos enunciar a segunda lei da termodinâmica para refrigeradores:
E impossível para um refrigerador, operando em ciclo, produzir como único efeito o de retirar calor de um corpo frio e liberar a mesma quantidade de calor para um corpo quente.
A EFICIÊNCIA DAS MAQUINAS TÉRMICAS REAIS
Se o efeito de uma máquina térmica qualquer e do refrigerador de Carnot, trabalhando em conjunto, é transferir uma energia Q na forma de calor de uma fonte fria para uma fonte quente quase sem a necessidade de trabalho W. assim, a combinação age como refrigerador perfeito cuja a existência vale a segunda lei da termodinâmica.Assim então, tem algo errado com um ou mais suposições.
A conclusão é que:Nenhuma máquina real pode ter uma eficiência maior a de uma máquina de Carnot operando entre as mesmas temperaturas.
CONSEQUÊNCIAS DO AUMENTO DA ENTROPIA NO MUNDO
É um fato observado que, através do Universo, a energia tende a ser dissipada de tal modo que a energia total utilizável se torna cada vez mais desordenada e mais difícil de captar e utilizar.Quanto maior é o estado de desorganização, tanto maior é a entropia, quanto menos extensa for a desorganização, menor é a entropia. De fato, como estabelece a termodinâmica, à temperatura de zero absoluto quando todas as vibrações atômicas e movimento param, a entropia é nula, porque não há movimento desordenado. A energia total do Universo tende a se tornar cada vez mais desordenada e, por consequência, podemos afirmar que a entropia do Universo cresce