FISICA
Artur Pinto Carneiro 1
Flavius Portella Ribas Martins2
Resumo: Sistemas RFID (Radio Frequency Identification) para identificação e localização de produtos ou equipamentos têm sido cada vez mais utilizados no gerenciamento de cadeias de suprimentos. Como as organizações participantes dessas cadeias possuem, em geral, diversos sistemas de gestão e logística, o desenvolvimento de sistemas RFID nesses casos pode ser bastante facilitado, desde que se construa uma camada intermediária de software responsável pela integração e compatibilização dos diversos componentes de software das empresas partícipes.
Neste artigo apresenta-se um estudo de caso, baseado em um projeto realizado no Instituto de
Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), que originou um protótipo de um sistema capaz de realizar essa integração numa cadeia de suprimentos de uma concessionária de distribuição de energia elétrica. O sistema desenvolvido aplica-se ao gerenciamento de dispositivos móveis aparelhos celulares, handhelds, coletores de dados, entre outros , que, utilizados por diferentes agentes da cadeia, capturam os dados associados a processos realizados durante o ciclo de vida de dado equipamento da rede de distribuição de energia elétrica e os disponibilizam em um banco de dados passível de ser integrado com os demais sistemas de gestão e logística existentes na corporação.
Palavras-chave: Identificação por radiofrequência. gerenciamento de cadeia de suprimentos. RMODP.
Abstract: RFID (Radio Frequency Identification) systems for identification and tracking of products and equipments have been progressively adopted as an essential tool for supply chain management, a production environment where the members usually share with each other their own logistic and management systems. Therefore, the development of supply chain RFID systems can be strongly simplified through the inclusion of an