fisica
1 – Técnica da Vídeo Análise em Experimentos .............................................. 3
1. Técnica da vídeo análise em experimentos
1.1 Introdução:
Queda livre é o movimento de subida e descida que os corpos realizam no vácuo quando estão nas proximidades da Terra, desprezando a resistência que o ar exerce sobre o movimento dos corpos. Todos os corpos independente de sua massa, quando em queda livre, caem com aceleração constante e igual, ou seja, o movimento independe da massa. O movimento de queda livre é uma particularização do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) e a aceleração constante de um corpo em queda livre é denominada aceleração da gravidade, representada pela letra g e tem o valor aproximado de 9,8 m/s² ou 10 m/s².
1.2 Objetivos:
Determinar a aceleração gravitacional de um corpo em queda livre utilizando a técnica da vídeo análise presente no software Logger Pro.
1.3 Procedimento Experimental:
Com o auxílio do software Logger Pro foi realizado um vídeo pela webcam do notbook onde soltou-se de uma certa altura medida com a régua uma bolinha. Foi definido um parâmetro para a escala, os eixos coordenados e marcadas as posições do corpo. O eixo Y foi o escolhido para a análise, assim como a função do segundo grau. Logo após foi mostrado o gráfico equivalente à função e seus respectivos dados.
1.4 Resultados e discussão:
Utilizando a equação horária do MRUV:
Podemos substituir a aceleração pela gravidade (g):
E isolando a gravidade:
Os resultados obtidos com o logger pró foram os seguintes:
A: -4,531
B: -0,7784
C: 0,008385
Baseando-se pela equação y= Ax (t-to)² + Bx(t-to)+ C, onde o A é o coeficiente que acompanha o termo que está ao quadrado e é utilizado para encontrar a aceleração da gravidade, a qual é o objetivo do experimento.
1.5 Conclusão:
Foi