fisica
Neste relatório o grupo propõe apresentar equipamentos para leitura de medidas de pequenos objetos. Usualmente, tais equipamentos são usados em ferramentarias, oficinas e em suma, todo profissional que trabalhe com precisões milimétricas para manutenção e confecção de peças, necessita utilizá-los.
Os equipamentos abordados para exemplificar a resolução do desenho da peça na parte final do relatório são paquímetro, micrômetro.
1- Paquímetro
Seu nome é de origem grega e significa “medida grossa”. O método de subdividir em pequenas frações foi desenvolvido por Pedro Juan Nunes e posteriormente, aprimorada pelo francês Pierre Vernier entre os séculos XV e XVI.
A graduação do equipamento foi feita com relação em milímetros, nas frações divididas em 9 na escala fixa e o primeiro da escala móvel, seguindo o princípio nônio (P.J.Nunes).
As partes descritas do equipamento são descritos na ilustração abaixo:
1. Orelha Fixa
2. Orelha Móvel
3. Nônio ou Vernier (medidas em polegadas)
4. Parafuso e trava
5. Cursor
6. Escala Fixa
7. Bico Fixo
8. Encosto fixo
9. Encosto Móvel
10. Bico Móvel
11. Nônio ou Vernier (medidas em milímetros)
12. Impulsor
13. Escala Fixa de milímetros
14. Haste de profundidade
Há seis tipos de paquímetros, sendo que todos possuem características distintas e singulares, indicados para situações e eventos específicos, ou seja, para cada necessidade, há um tipo mais indicado. Seguindo:
Paquímetro universal – O mais popular dos paquímetros e por isso o mais usados, é indicado para medições de profundidades, larguras em peças diversas.
Paquímetro universal com relógio – Com as mesmas indicações do paquímetro universal, possui um relógio de medição que torna as resoluções mais precisas acoplado abaixo do impulsor.
Paquímetro de bico móvel - Ideal para medir peças cônicas e ou com diferenças de diâmetro.
Paquímetro de profundidade – Indicado