Piaget
Podemos observar pelo vídeo, que a literatura teve grande autores, como Esopo, Charles Perrault, Jean de La Fontaine, Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Monteiro Lobato.
Esopo foi um escritor da Grécia Antiga a quem são atribuídas várias fábulas populares. A ele se atribui a paternidade da fábula como gênero literário.
Já o Charles Perrault foi o pai da literatura infantil, tem como contos, Chapeuzinho Vermelho, O Gato de Botas, A bela adormecida, Cinderela. Foi no século XVII que a literatura infantil ficou conhecida.
La Fontaine, escreveu o romance "Os Amores de Psique e Cupido" .
Os Irmãos Grimm, escreveram os mesmo contos que Perrault, pois naquele tempo não havia meios de comunicação tão rápidos quanto hoje. Usavam métodos de criação de contos folclóricos muito parecidos com o de Perrault, havia uma mulher chamada Doroteia, que lhes contava as historias passadas de mãe para filho de geração em geração.
Já, Hans Christian Andersen, criou o conto Patinho Feio, que analisado com sua infância, foi uma autobiografia, onde se compara com o fato dele ser pobre e “desajeitado” com a dificuldade de achar o seu lugar na sociedade. Entre outras obras criadas, estão: O Abeto, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha, A Pequena Vendedora de Fósforos, A Polegarzinha, A Rainha do Gelo, dentre outros.
Monteiro Lobato viveu no sitio do seu avo, onde inspirou muito as suas historias e personagens, como um dos seus clássicos o sitio do Pica Pau Amarelo, Monteiro Lobato buscava transformar o Brasil, porém a repressão politica da época acabou causando a sua prisão, mas tarde ele coloca a sua voz em seus personagens, como não conseguiu mudar a ideologia dos adultos, passa a escrever as suas obras voltadas para as crianças. Fundador das três primeiras