fisica
Introdução
a experiência mostra que, em geral, as reações químicas realizam-se com liberação ou absorção de calor das vizinhanças do sistema reacionante. Portanto, a temperatura do sistema será diferente para a reação se processar, em conseqüência, para restaurar o sistema a sua temperatura inicial, é necessário um escoamento de calor, seja do sistema para as vizinhanças ou das vizinhanças para o sistema. No primeiro caso tem-se uma reação exotérmica. No segundo, uma reação ENDOTÉRMICA. Por exemplo:
A queima do hidrogênio libera uma grande quantidade de calor: 2H2(g) + O2(g) 2H2O(l) + 571,13 kJ (I) Por outro lado, a reação de decomposição da água se dá com absorção de calor: 2H2O(l) + 571,13 kJ 2H2(g) + O2(g) (II) a quantidade de calor envolvida nos exemplos anterior - 571,13 kJ - é para o caso dos reagentes e produtos se encontrarem a 250C e 0,1 MPa. O estado padrão corresponde a a pressão de 0,1 MPa. De acordo com o primeiro princípio, pode-se escrever então, baseando-se na reação I, que: Hreag . = Hprod. + 571,13 kJ Hprod -Hreag . = H = -571,13 kJ ou baseando-se na reação II que: Hreag .+ 571,13 kJ = Hprod. Hprod -Hreag . = H = 571,13 kJ Assim, quando a entalpia Hreag . ( estado inicial) for maior que a entalpia Hprod (estado final), a variação apresentará valor negativo; a reação é chamada exotérmica, isto é, acontece com liberação de calor. Em caso contrário, tem-se uma reação ENDOTÉRMICA, ou reação de H > 0.
Observação: É óbvio que o calor da reação será igual a sua variação de entalpia no caso de a reação acontecer sob pressão constante, pois, como se sabe, H = Qp. Do ponto de vista das aplicações, todo processo químico industrial necessita trocar energia com o meio ambiente, e o balanço energético, que é o balanço de todas as trocas energéticas realizadas pelo sistema, é indispensável para o seu bom funcionamento. Acresce-se ainda que um dos grandes problemas do mundo de hoje é a