Livro de Hebreus
DOUGLAS DA SILVA PANTA
O PLANO DA PROMESSA
E A SUPREMACIA DE JESUS
UBERLÂNDIA
2014
DOUGLAS DA SILVA PANTA
O PLANO DA PROMESSA
E A SUPREMACIA DE JESUS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Missão aos Povos como exigência parcial para obtenção do Bacharelado em Teologia (Livre).
Professor: Eduardo.
O Plano da Promessa e a Supremacia de Jesus
Hebreus (cerca de 65 d.C.)
Introdução.
Entre as epístolas existentes no Novo Testamento, a epistola de Hebreus, em vários aspectos, é mais semelhante a um tratado completo do que a uma carta típica. A carta toda é permeada de um argumento teológico contínuo, o que levou alguns a conjecturar que a obra talvez fosse originalmente uma homilia, ou mesmo uma série de homilias posteriormente reunidas e apresentadas como carta anônima.
O Autor de Hebreus
Essa epistola, diferente das demais, não possuí saudação inicial com o nome do remetente e do destinatário, o que dificulta quanto a identificação de sua autoria. A Igreja Oriental creditou o livro ao Apostolo Paulo, entretanto, a Igreja do Ocidente não aceitou, alegando que o grego do texto era muito refinado para ser de Paulo. Houve quem dissesse que seu autor seria Barnabé, e até mesmo o nome de Priscila foi sugerido, contudo, o mais seguro é se apegar a celebre frase de Orígenes, "só Deus sabe com certeza quem escreveu essa epistola".
Origem e Data de Hebreus
Quanto a Origem, todos os comentaristas se detêm em Hebreus 13:24 "Os da Itália vos cumprimentam". No entanto, essa frase pode ser interpretada de várias maneiras: as pessoas em questão podem ser um grupo de crentes italianos que saíram da Itália; ou pode também se referir aqueles da Itália que enviam saudações a um local não especificado. Quanto a data, pode-se obter uma aproximação do ano em que foi escrito. Como as