Sociedade hebráica
Acadêmico Thiago Brolezzi
Professor-Tutor Ivo Guindani
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
História (HID 0132)
1 RESUMO
A história do povo Hebreu é bastante fantasiosa e cheia de mitologia, mas isso não quer dizer que esse povo não tenha existido, grande parte do que se sabe sobre esse povo é conhecida através do antigo testamento, do livro sagrado dos cristãos a Bíblia, conta que por volta de 1800 AC, Abraão recebeu uma sinal da Divindade para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã ( atual Palestina), que seria a terra prometida pelos agora único deus, esse povo era seminômade e partiu em busca de sua terra fértil. Os descendentes de Abraão, Isaque, seu filho Jacó, que deram origem as doze tribos de que constituíram o povo hebreu, sendo cada tribo liderada por um dos doze filhos de Jacó, bisnetos de Abraão.
Esse povo tem seu próprio livro sagrado, a Torá, que serviu de ponto de partida para a Bíblia Cristã, sendo os cinco livros do antigo testamento, hoje são uma parte desse povo é conhecido como judeu, mais especificamente as duas tribos que após a divisão do reino, viviam no reino de Judá, que durou mais tempo que o reino de Israel ambos destituídos, os hebreus do reino de Judá foram aprisionados pelo Babilônicos, e quando foram libertados persas anos mais tarde se autodeterminaram judeus..
Palavras-chave: hebreu, judeus, povo.
1 CIVILIZAÇÃO HEBRÁICA
O primeiro relato do povo hebreu ocorre por volta de 1200 a.C., no reinado do Faraó Mernepatah. Nessa época, o povo era conhecido como “israelitas” e habitava a região da palestina no Oriente Médio. As tradições hebraicas mais antigas sobre suas origens, como o gênesis da Bíblia, falam de certos patriarcas, Abraão, Isaac e Jacó, que teriam iniciado a linhagem dos hebreus. As origens dos povos hebreus, de acordo com a história de gênesis, são situadas na mesopotâmia na cidade de Ur, eram pastores seminômades organizados em pequenos grupos.
Os