fisica
Objetivos: Ao final deste experimento o aluno deverá: Determinar o valor mais provável do período do pêndulo simples e calcular a porcentagem de erro, tentando a partir de técnicas experimentais para aumentar a precisão dos resultados obtidos.
Introdução teórica: Segundo Galileu Galilei se deixarmos cair objetos de pesos diferentes do alto de uma torre, eles irão cair com a mesma velocidade. Isto é, cairão com a mesma aceleração, que é uma medida da variação da velocidade em relação ao tempo que passa.
Isso o corre porque ao redor da Terra atua uma região conhecida como campo gravitacional. Ele tem como principal objetivo atrair todos os corpos para o centro da Terra. Essa atração acontece por meio da influência de uma força, a força gravitacional. Todos os corpos que estão na superfície terrestre sofrem influência da força peso, direcionando para o centro da Terra. Está força é representada pela equação:
Aparelho utilizado:
Comjunto de mecanica Arete II
Fabricante: Cidepe Referência: EQ005
Régua Milimetrada
Fabricante: Cidepe
Cronômetro digital Fabricante: Kenko Referência: KK613D;
Roteiro do experimento: 1. Liberamos o fio com 12 cm e depois com 25 cm; 2. Faz-se um angulo de aproximadamente de 30° a 45° e, solta-se e ao mesmo tempo aciona-se o cronometro; 3. A cada 10 oscilacoes, anota-se o tempo marcado pelo cronometro; 4. Repitimos cinco vezes e depois registramos; 5. Calculamos o período fazendo T = t médio/10; 6. Na equação T isolamos G; 7. Calcule na equacao T a aceleração da Gravidade; 8. Compare o valor encontrado com o da tabela: g = 9,81m/s, através do erro relativo.
Tabelas e Gráficos:
Dados coletados:
Letra A,B e C >
Tempo Oscilação do Pêndulo (L = 12 cm): Tempo Oscilação do Pêndulo (L = 25 cm):
1ª Medição: 7,28s 1ª Medição: 10,47s
2ª Medição: 7,25s 2ª Medição: 10,37s
3ª Medição: 7,28s 3ª