fisica
As artes cênicas são o conjunto de técnicas usadas na criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos teatrais. Seus recursos podem ser utilizados no processo educativo de crianças e jovens, como uma expressão artística.
Ao lado de outras modalidades de arte – dança, artes visuais e música –, elas passam a integrar os currículos do ensino fundamental e médio, a partir de 1997.
O licenciado poderá atuar em escolas de educação infantil, de ensino fundamental e médio, existindo ainda um amplo campo de atividades de ensino em cursos livres de teatro, ou mesmo na direção de espetáculos de teatro, música, dança, além da atuação como intérprete (ator/atriz) em peças de linguagens diversas.
Educadores bem preparados, com a complementação pedagógica específica, serão úteis no ensino de nível superior e terão assegurada a possibilidade de acesso à carreira universitária, contribuindo com o crescimento do nível dos cursos de pós-graduação.
No curso de Licenciatura Arte – Teatro, oferecido pelo Instituto de Artes, Câmpus de São Paulo, o estudante é estimulado a pesquisar, fazer criações teatrais e planejar articulações do teatro com o ensino. Os alunos se deparam com teorias e práticas da atuação, da encenação e da docência. O objetivo é proporcionar uma visão ampla do processo de construção do conhecimento do teatro, brasileiro e universal, assim como do seu ensino.
O aluno também aprende noções de outras artes que se relacionam com o teatro, como a música, a dança e as artes visuais. Cenografia, caracterização cênica, expressão vocal, improvisação, interpretação, entre outras técnicas, compõem o conteúdo formativo da prática do teatro. No próprio instituto, o estudante pode participar de grupos teatrais e projetos de extensão. Já a formação do professor é feita com conteúdos específicos pedagógicos e com estágios supervisionados, que incentivam a reflexão.
A preparação do aluno tenta criar as condições necessárias para que ele intervenha,