FUNDAMENTO DAS POLITICAS SOCIAS
Maria do Socorro Perpetuo Silva**
Wanderson Weder de Oliveira Sousa Rocha***
RESUMO
Este artigo tem como proposta apresentar algumas reflexões sobre o tema complexo, muito discutido e trabalhado pelo Serviço Social, que são as políticas sociais. A influência das políticas na profissionalização do assistente social e como tudo isso foi possível. As transformações sociais, econômicas e até mesmo culturais que ocorrem em cada época trazem a tona novas necessidades, que por sua vez determinam a criação de um conjunto de intervenções políticas, cujo objetivo maior seria atender as demandas da sociedade. Através das políticas sociais é que vai discutir as questões sociais tão gritantes nas sociedades atuais.
Palavras-chaves: políticas social. Serviço social.
1 INTRODUÇÃO
Falar do surgimento do Serviço Social e Politicas Sociais são elementos que acontecem simultaneamente na história, acontece um por causa do outro. O serviço social para atender as necessidades das questões sociais, e a classe trabalhadora tem suas necessidades atendidas justamente a partir da concretização dessas politicas no seio da sociedade com a Constituição da Federal de 1988.
As políticas sociais e a sua origem estão relacionadas com a luta da classe trabalhadora que sempre teve como objetivo buscar uma expressão frente a sociedade e consegue se inserir no cenário politico no fim dos anos 1970 e isso começa modificar a identidade das politicas sociais.
O assistente social trabalha preferencialmente na execução ou no planejamento das politicas sociais visando atender as demandas como uma espécie de pacificador entre os dois extremos: a classe trabalhadora, a burguesia e o Estado.
2 POLITICAS SOCIAIS: SUA GÊNESE E DESENVOLVIMENTO.
Ao falar de politica geralmente nos remete apenas as politicas partidárias, mais a politica em si é a arte do diálogo, negociação, fazer politica é negociar ou seja, politica é a arte de negociar, trazer