Fisica
A Física é uma das mais antigas disciplinas acadêmicas, talvez a mais antiga, se considerarmos a inclusão da Astronomia.
A Ciência e suas divisões
Ao longo do últimos dois milênios, a Física fazia parte da Filosofia Natural, juntamente com a Química, certos ramos da Matemática e Biologia, mas durante Revolução Científica, no século 16, as ciências naturais tornaram-se independentes.
A Física se relaciona com muitas áreas interdisciplinares de pesquisa, como biofísica e química quântica. As fronteiras da física não são rigidamente definidas. Novas idéias em física, muitas vezes, explicam os mecanismos fundamentais de outras ciências, ao abrir novos caminhos de pesquisa em áreas como matemática e filosofia.
A Física também faz contribuições significativas através de avanços em novas tecnologias que surgem a partir de avanços teóricos. Por exemplo, avanços na compreensão do eletromagnetismo ou física nuclear levaram diretamente o desenvolvimento de novos produtos que transformaram dramaticamente a sociedade moderna, tais como televisão, computadores, aparelhos eletrodomésticos e armas nucleares; avanços na termodinâmica levaram ao desenvolvimento da industrialização e avanços na mecânica inspiraram o desenvolvimento do cálculo.
O Papel da Física na Ciência
No sentido mais amplo, a Física pode ser vista como a mais fundamental das ciências naturais. A Química, por exemplo, pode ser vista como uma aplicação complexa da Física, uma vez que incide sobre a interação de energia e matéria em sistemas químicos. Sabemos também que a biologia é, na sua essência, uma aplicação de propriedades químicas nos seres vivos, o que significa que também é, em última instância, regida pelas leis físicas.
sica (do grego