Fisica
Física
Aluno (a): Joyce Florentino; Lidiane Oliveira; Rafaela Tardivo
Turma: 3005
Campo Magnético
Campo magnético é uma região do espaço onde se manifesta o magnetismo através das chamadas ações magnéticas. Estas ações verificam-se à distância e apenas algumas substâncias são influenciadas pelo campo magnético. Por exemplo, o cobre não tem propriedades magnéticas. Pelo contrário, os materiais ferrosos são fortemente influenciados. As substâncias que têm propriedades magnéticas chamam-se, por isso, ferromagnéticas.
Chama-se ímã a um objeto com propriedades magnéticas.
Verifica-se que um ímã possui duas zonas distintas, que se chamam polos magnéticos. Designam-se por polo Norte e polo Sul. Se aproximarmos polos do mesmo nome, eles repelem-se. Se forem de nomes contrários, atraem-se.
É possível visualizar a ação das forças num campo magnético, deitando limalha de ferro sobre uma folha de papel, por baixo do qual existe um ímã. Esta imagem tem o nome de espetro magnético. Com base na observação do espetro magnético, é fácil imaginar linhas de força, ao longo das quais se orientam as partículas de limalha de ferro. São as linhas de força do campo magnético. Um material magnético como, por exemplo, uma agulha magnética, que se coloque nesta zona orienta-se de acordo com os sentidos das forças indicados atrás, de forma que as linhas de força entram pelo seu polo Sul e saem pelo seu polo Norte. Magnetismo Terrestre
A Terra exerce sobre uma agulha magnética a mesma ação que um poderoso ímã. A Terra pode ser então considerada como um grande ímã, cujos polos magnéticos estão próximos dos polos geográficos.
A Terra exerce sobre uma agulha magnética uma ação que tende a fazer a agulha orientar-se paralelamente ao campo magnético. Chama-se polo norte de uma agulha magnética