FISICA
1. Determinar: (a) a carga crítica para a coluna quadrada; (b) o raio da coluna redonda, para que ambas as colunas tenham a mesma carga crítica; (c) expressar a área da seção transversal da coluna quadrada como uma porcentagem da área da seção transversal da coluna redonda. Usar E = 200 GPa.
2. A luminária de 80 kg é suportada por duas barras AB e BC, conforme mostrado na figura. Se AB tem um diâmetro de 10 mm e BC um diâmetro de 8 mm, determine qual das barras está sujeita à maior tensão normal média.
3. A viga uniforme mostrada na figura é suportada por duas barras, AB e CD, cujas áreas de seção transversal valem 12mm² e 8mm², respectivamente. Se d = 1 m determine a tensão normal média em cada barra.
4. A junta mostrada na figura utiliza dois parafusos para unir as placas. Determine o diâmetro necessário aos parafusos, considerando que a tensão de cisalhamento admissível de seu material seja t =110MPa , admita que a carga seja igualmente distribuída entre os parafusos.
5. Projetar a junta rebitada para que suporte uma carga de 125 kN aplicada conforme a figura. A junta deverá contar com 5 rebites. Dados: t =105MPa , s = 225MPa , e = 8 mm (espessura das chapas).
6. O elo do tirante mostrado na figura suporta uma força de 20 kN aplicada pelo cabo. Se o pino tem um diâmetro de 15 mm, determine a tensão cisalhante média no pino.
7. A alavanca mostrada na figura é fixada ao eixo A por uma chaveta com largura d e comprimento de 25 mm. Se o eixo está fixo e uma força vertical de 200 N é aplicada perpendicularmente à alavanca em seu punho, determine a dimensão d considerando que a tensão cisalhante admissível para o material da chaveta é t = 35MPa .
8. Dimensione as barras 1 e 2 representadas na figura a seguir considerando:
a) A posição representada para o carregamento