Fisica
LABORATÓRIO DE FÍSICA 2
TURMA P10
PRÁTICA 1
MEDIDAS DE RESISTÊNCIA ELÉTRICA
Discentes
Barbara Unes, RA 201010667
Rosana Zorzo, RA 201010624 Rodrigo Nadeu, RA
Uberaba(MG), 14 de Abril de 2014.
1. OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo encontrar a resistência elétrica de alguns resistores, para tanto, foi utilizado o código de cores e um multímetro digital.
2. TEORIA
Os resistores são dispositivos elétricos muito utilizados em eletrônica, com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule), a partir do material empregado, que pode ser, por exemplo, carbono ou silício.
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade ohm (Ω). Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados. Os resistores podem ser fixos ou variáveis. Neste caso são chamados de potenciômetros ou reostatos. O valor nominal é alterado ao girar um eixo ou deslizar uma alavanca.
3. DADOS EXPERIMENTAIS
Através do código de cores foi possível encontrar a resistência nominal e o fator de tolerância de seis resistores disponibilizados. Com o uso do multímetro digital foi mensurado a resistência elétrica destes resistores. Estes dados estão disponibilizados na tabela 1.
Tabela 1. Resistência elétrica e tolerância
4. ANÁLISE DOS DADOS
Utilizando a eq. 1 e os dados experimentais disponíveis na tabela 1 foi possível encontrar