Bhaskara - Pequena Biografia e Obras
Bhaskara nasceu em 1114 na cidade de Vijayapura, na Índia. Ele não deve ser confundido com um outro matemático indiano que tinha o mesmo nome Bhaskara e que viveu no século VII.
Naquela época, na Índia, os ensinamentos eram passados de pai para filho. Havia muitas famílias de excelentes matemáticos. O pai de Bhaskaracharya era astrônomo e, como era de se esperar, ensinou-lhe Matemática e Astronomia.
Bhaskara foi um dos mais importantes matemáticos do século XII, graças aos seus avanços em álgebra, no estudo de equações e na compreensão do sistema numérico, avanços esses que os matemáticos europeus levariam séculos ainda para atingir.
Em suas obras podemos perceber que Bhaskara trabalhou com equações de segundo grau e formulou uma expressão que envolvia raízes quadradas:
Ele sabia que a equação tem duas raízes, entretanto não parece ser verdade que tivesse encontrado a conhecida fórmula da resolução de equação do 2º grau:
O nome de Bhaskara relacionado a esta fórmula aparentemente só ocorre no Brasil.
Não encontramos esta referência na literatura internacional.
Bhaskara obteve grande reconhecimento pelas suas importantes contribuições para a Matemática. Em 1207, uma instituição educacional foi criada para estudar o seu trabalho.
Em uma inscrição medieval em um templo indiano podemos ler: Triumphant is the illustrious Bhaskaracharya whose feats are revered by both the wise and the learned. A poet endowed with fame and religious merit, he is like the crest on a peacock.
Triunfante é o ilustre Bhaskaracharya cujos feitos são reverenciados por ambos os sábios e os eruditos. Um poeta dotado de fama e mérito religioso, ele é como a crista de um pavão.