fisica
O alumínio na construção civil
É sinônimo de beleza, longevidade, modernidade e inteligência construtiva. Produtos como esquadrias de alumínio, painéis de revestimento, fachadas envidraçadas, estruturas de alumínio para coberturas, estruturas de alumínio para fechamentos laterais, divisórias, forros, box, utensílios para a construção, formas de alumínio para paredes de concreto, andaimes, escoras telhas, entre tantas outras soluções são facilmente montados e manuseados nos canteiros de obras e dão um toque de sofisticação, funcionalidade e bom gosto aos empreendimentos.
Duráveis e resistentes às intempéries, os produtos de alumínio têm vida média acima de 40 anos e proporcionam um excelente acabamento – pintado ou anodizado.
Não é difícil entender porque o alumínio é o material ideal para empreendimentos sustentáveis, sendo largamente aplicado como solução nos chamados “green buildings”. Ele é infinitamente reciclável e traz vantagens em ecoeficiência, uma vez que, aliado a outros materiais, propicia um ótimo padrão de isolamento térmico e, por isso, contribui para a economia no consumo de energia elétrica. Importante destacar também que o alumínio permite inúmeras possibilidades arquitetônicas que favorecem o melhor aproveitamento da iluminação natural.
O alumínio permite uma diversidades de formatos, designs, pelo fato de que o seu processo de transformação obtêm praticidade, produtividade num processo industrial, quando comparado com outras materiais.
No meio Ambiente
O alumínio é um elemento natural em águas superficiais e subterrâneas. Também é comum se usar sulfato de alumínio, ou “alume”, para a purificação de águas para consumo. O alumínio presente na água representa menos de 1 % de nossa ingestão diária de alumínio.
Na Crosta terrestre: o alumínio representa 7% da crosta terrestre;
Nas Rochas: o alumínio se encontra sob várias formas químicas;
Vegetação;
Na Água: encontrada naturalmente na maioria das águas para consumo;
No