Fisica
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ETAPA 3 E 4
ENGENHARIA ELETRÔNICA
TURMA: 2ºAn
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2012
FÍSICA I
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ETAPA 3 E 4
ENGENHARIA ELETRÔNICA
TURMA: 2ºAn
Atividades práticas supervisionada do curso de
Engenharia de Eletrônica da disciplina de Física I sobre acelerador de partícula LHC sob orientação da profª Elaine Ramos.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2012
SUMÁRIO INTRODUÇÃO 4 1-ETAPA 3: Trabalho e Energia 5 1.1-Passo 1 5 1.2-Passo 2 6 1.3-Passo 3 8 1.4-Passo 4 9 2-ETAPA4: Momento linear e Impulso. 11 2.1-Passo1 11 2.2-Passo2 12 2.3-Passo 3 14 2.4-Passo 4 18 Atividade complementar 21 Antimatéria e o acelerador de partícula 21 Referência Bibliográfica 23
INTRODUÇÃO
Nesta atividade aplicaremos o teorema do trabalho e energia cinética e como calcular a energia de um sistema de partículas, determinar o centro de massa de um sistema de partículas e usar os princípios de conservação da energia cinética e do momento linear. Na etapa 3 vamos comparar os resultados da mecânica clássica com a mecânica relativística e entender qual é o limite de validade da aproximação clássica da mecânica e quais são os fatores mais importantes para definir o limite de um modelo. E na etapa 4 vamos resolver matematicamente a colisão entre os dois feixes acelerados no LHC e como os cientistas possam entender a explosão inicial do Universo.
1-ETAPA 3: Trabalho e Energia
Nesta etapa iremos estudar os fenômenos das partículas atômicas comparando os cálculos clássicos dos cálculos relativísticos. E entender qual é o limite de validade da aproximação clássica da mecânica e quais são os fatores mais importante para definir o limite de aplicação de um modelo.
1.1-Passo 1
Determinem quais seriam os valores de energia cinética Ec de cada próton de um feixe acelerado no LHC na situação em que os prótons viajam as