fisica
A termodinâmica (do grego therme = calor e dynamis = movimento) estuda os efeitos causados pela variação de temperatura, volume e pressão de sistemas macroscópicos, ou seja a termodinâmica busca explicar as transferências de energia térmica afim de que esses realizem algum tipo de trabalho.
A termodinâmica é dividida em quatro leis;
Lei Zero: esta nos fala que se dois corpos estiveram em equilíbrio térmico com um terceiro, estes estarão em equilíbrio térmico entre si.
1ª lei: que se trata de uma versão da lei de conservação de energia também conhecida como principio de joule
2ª Lei: resumidamente esta lei nos diz que quando sistemas térmicos se interagem estes tendem a se igualar
3ª lei: a qual nos faz referencia sobre o zero absoluto (ao qual iremos descrever mais detalhes)
A terceira lei da termodinamica foi desenvolvida pelo químico Walther Nernst o que lhe rendeu o premio nobel de química em 1920. através de seus estudos Walther vem nos falar que quando um sistema chega a temperatura mínima, esta chamada de zero absoluto( 0 Kelvin), todos os processos do sistemas cessam. “Se a entropia de cada elemento em algum estado cristalino (perfeito ) ser tomado como zero no zero absoluto de temperatura, cada substância tem uma entropia finita positiva, mas, ao zero absoluto de temperatura a entropia pode se tornar zero, no caso de substâncias cristalinas perfeitas “ (Gilbert N. Lewis e Merle Randall)
De maneira simples se entende que quando um sistema chega ao zero absoluto ele atinge o seu estado fundamental e a entropia se torna bem definida, praticamnte, os átomos que compõem esse sistema param de se movimentar, anulando qualquer transformação química ou física ali presentes, a equação proposta por Nernst é onde é a variação de entropia e é a temperatura.
Esta lei nos permitiu então colocar um ponto de referencia para calcular o valor da entropia nos sistemas térmicos.
Walther também nos afirma que : “É