fisica
Força e Movimento
1. Introdução à mecânica clássica
Na mecânica clássica são estudados os movimentos dos corpos e as suas causas. Será mostrado que a aceleração de um objeto depende da força que atua sobre ele e de sua massa.
A massa do objeto representa a sua inércia, ou seja, a sua tendência em resistir a uma aceleração (mudança de velocidade) quando lhe é imposta uma força.
2. Primeira lei de Newton (Isaac Newton, 1642-1727)
A primeira lei de Newton, conhecida como lei da inércia, estabelece que se a força resultante sobre um corpo é nula, o corpo em repouso permanece parado e um objeto com velocidade constante continua indefinidamente em movimento, com esta mesma velocidade. Inércia é a propriedade que a matéria tem de resistir a qualquer variação em sua velocidade. Força resultante nula:
- Objeto em repouso (velocidade=0 m/s) Continua em repouso (a = 0 m/s2)
-Objeto em movimento (velocidade constante 0 m/s) Continua em movimento, com a mesma velocidade constante (a = 0 m/s2)
A primeira lei de Newton não faz distinção entre um corpo estar parado ou em movimento com velocidade constante. Na realidade, estar parado ou com velocidade constante, depende do referencial (sistema de coordenadas) adotado. Um referencial é um conjunto de sistemas de coordenadas que estão em repouso, um em relação a outro. Por exemplo, considere uma sacola colocada sob o assento do de um ônibus. Em relação a um referencial fixo no ônibus, a sacola está parada e continuará assim enquanto o ônibus estiver com velocidade constante.
Em relação a um referencial fixo no solo, a sacola está em movimento, com velocidade constante igual à do ônibus.
Se o ônibus der uma freada, a sacola tende a se deslocar dentro do ônibus, no sentido contrário à freada, ou seja adquire aceleração, embora sobre ela não atue nenhuma força externa. A sacola acelera no referencial do ônibus, embora seja nula a força resultante sobre a mesma. Logo, a lei de inércia não